Chegada dos pioneiros – A fundação da Vila

     Nas primeiras décadas do século 20, aqui habitavam diferentes famílias que desempenharam papel fundamental para a nossa formação.Eram tempos de grandes sonhos e enorme coragem.

     Fizemos aqui a distinção entre povoadores e fundadores. Os povoados chegaram antes,vieram com suas famílias, fixando-se em pontos distantes de nosso município, sem formar um núcleo populacional coeso.

     Já os co-fundadores participaram ativamente em nossos momentos históricos iniciais: no levantamento do Cruzeiro, na fundação e construção do Patrimônio, na formação de um grupo populacional que gera uma vila, povoado e cidade. Tanto povoadores como fundadores são de extrema importância.

     Nossos bairros rurais tinham nomes singelos, ligados à natureza e a sentimentos humanos: Córrego da Piedade, Alto Alegre,Córrego do Veado, Águas Paradas, Cabeceira das Águas Paradas.

     A Vila e os bairros ao redor, aos poucos, foram recebendo povoadores e co-fundadores. No povoado em formação, várias raças se entrelaçaram, para dar feitio e corpo ao novo povoado. Vieram moradores de origem árabe: Said Simão, Melhem, Jabur, Abrão Jorge. Nas Águas Paradas e na Cabeceira das Águas Paradas, a maioria era de brasileiros vindos de Minas Gerais: Figueiredo, Carvalho, Souza, Batista, Borges e Gonçalves.

     Outros de origem alemã (Schumaher e Waideman), francesa (Lagoin), italiana (Feltrin e Ricci). No Córrego da Piedade, os boaventura (Minas Gerais). No Alto Alegre, os Venceslau dos Santos. No Córrego do Veado, os Bernardos e Manoel Francisco da Silva.

     Dessa união de povos, nasceu a Vila Américo de Campos, primeiramente chamada Vila dos Botelhos e São João das Águas Paradas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s